Presente Perfect Continuous

O Present Perfect Continuous indica uma ação que começa no passado e tem continuidade no presente. Para se especificar; descreve ações que se iniciou em algum tempo e continua até o determinado momento.
Ex.: We have been studying English for hours.
(Nós estamos estudando inglês por horas)

A diferença entre o Present Perfect Tense e o Present Perfect Continuous, que estamos vendo agora, é pequena. Muitas vezes podemos trocar um pelo outro, sem alterar o sentido da frase, desde que o intuito seja mostrar uma ação que começou no passado e continua no presente.
A formação do Present Perfect Continuous se dá através do verbo HAVE + been (verbo to be no past participle) + verbo principal acompanhado de ing.

*Para rever a regra do uso do –ing, confira o post Present Continuous Tense

Compare estas duas frases:
It has rained hard since last night – (Tem chovido muito desde ontem à noite)

I has been raining hard since last night – (Está covendo muito desde ontem à noite)

A primeira frase está no Present Perfect Tense enquato a segunda está no Present Perfect Continuous, porém ambas têm o mesmo sentido; dizer que choveu desde ontem à noite.
Entendeu?
É possível traduzir o Present Perfect Continuous da mesma forma que traduzimos o Present Continuous, mas lembre-se; o Perfect Continuous revela uma ação que começou no passado e tem continuidade no presente, já o Present Continuous descreve uma ação que está acontecendo no presente, no exato momento em que se fala.

A forma negativa do Present Perfect Continuous se dá através do negativo NOT depois do verbo HAVE.
Já sua forma interrogativa é através da inversão do verbo auxiliar HAVE que antecede a pessoa da frase. Ok?

Caso não tenha entendido, você pode deixar suas dúvidas aqui nos comentários ou enviálas para o email englishforall.dias@gmail.com
E que tal nos contar o que você achou do post? Dê sua sugestão, faça sua crítica ou até mesmo deixe elogio caso nosso blog tenha te ajudado com seus estudos.
Bons Estudos! :)

Vanessa

Autor Vanessa Dias

7 comentário(s) para “Presente Perfect Continuous

  1. Agradeço pela explicação entre os dois tempos verbais. Esta parte da gramática inglesa é bem difícil de entender pelos brasileiros, mas o texto acima é bastante claro e eu entendi facilmente a diferença.

    Muito obrigado!

    • Olá, Vanderson!
      Obrigado pelo elogio.
      Que bom que lhe foi útil, esse é nosso objetivo.
      Seja bem-vindo ao blog e fique à vontade para pesquisar sobre outras gramáticas.

      Bons Estudos! :)

  2. for me, i would like to say that i am very happy because my inglis is more and more improving, it is not easy to speak inglis, for me but this kind of teach is halping me alot thank you very much good bless you

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *