last_thumb1323025998

Pronúncia correta do TH – Pare de sofrer!

Vamos abordar um assunto que tortura todos os estudantes de inglês, principalmente para nós brasileiros, mas antes gostaria de dizer algo.
Recentemente, recebi um e-mail do Waldenir Alexandre, um leitor que sugeriu esse tema para o post. Então, atendendo ao seu pedido, hoje vamos falar um pouco sobre o som do TH nas palavras inglesas.

Primeiro, o motivo pelo qual essa pronúncia, em particular, é tão difícil assim para nós brasileiros, é porque não temos esse som no português, ou seja, na nossa língua materna.
Para começarmos a nos aprofundar no assunto, devemos considerar que a pronúncia do TH em inglês se dá em duas formas:  VoicedVoiceless. Mas o que é isso?
Bom, Voiced é quando ocorre vibração das cordas vocais durante a produção do som. Isso deve ocorrer em palavras como – those, their, they, father etc. E Voiceless é quando não ocorre vibração das cordas vocais durante a produção do som. Isso deve ocorrer em palavras como – think, through, something, everything etc.

Para entendermos melhor, consideremos os seguintes sons ( F e V), nas palavras:

Thought = Fót.
That = Vét.

# Lembrando que não exatamente um som de “F”, para fazermos o nosso F em português nós usamos os lábios, e para fazer o som correto do TH em inglês, nós usamos apenas a língua. O mesmo acontece com o “V”, segue o mesmo esquema de colocar a língua para pronunciar corretamente. Sabendo que, dependendo da palavra, os sons devem ser parecidos ou com o nosso F ou com o nosso V, fica mais fácil ver se está ficando parecido ou não.

Não existe uma regra que diz quais palavras têm que ser pronunciadas com som de “V” e quais têm que ser pronunciadas com som de “F”, mas não se preocupe quanto à isso, aos poucos você vai se acostumando com os sons.

Para que o som saia perfeito, existe uma forma que é ensinada para os estudantes de inglês que ajuda muito. No início pode haver algum desconforto na hora de falar, mas depois acaba saindo naturalmente. A forma de pronunciar corretamente ensinada pelos professores, é colocando a ponta da língua entre os dentes e fazer o ar passar entre sua língua e os dentes incisivos superiores, como citado acima. Não se preocupe com o que pode acontecer no início, tudo é uma questão de treino e costume. Com o tempo tudo acaba acontecendo naturalmente e sem problemas.

Uma dica importante a ser considerada é que é comum vermos por ai, sons como “D” na hora de pronunciar o TH. Devemos saber que esse ão é o som correto da pronúncia, porém, caso se fale assim com um americano, ele será capaz de entender o que você está dizendo. Isso acontece justamente por causa da dificuldade que nós temos em pronunciar o TH deles. Mas vale lembrar, que caso você esteja à procura de uma pronúncia perfeita, o “D” nunca deverá ser pronunciado nesse caso.

Vou deixar um video que diz praticamente o que já foi dito aqui, mas ainda assim preferi colocar para que você possa ouvir como são as pronuncias, ficando assim mais fácil de aprender.
Depois é só praticar e começar a se politicar quanto aos vícios da pronúncia incorreta, caso isso ocorra com você.

 

 

Vanessa

Autor Vanessa Dias

4 comentário(s) para “Pronúncia correta do TH – Pare de sofrer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *