christas mi

Merry Christmas – Saiba como é o Natal americano

Aqui no Brasil começamos as comemorações de Natal no dia 24, quando muitas famílias aguardam ansiosas para a Ceia Natalina que acontece às 00:00h seguida da troca de presentes.

Nos EUA, a comemoração de Natal é feita somente no dia 25, sendo o dia 24 um dia comum. Na tarde do dia 25 de Dezembro famílias americanas que por muitas vezes estão distantes e não se veem com muita frequencia, se reúnem para a Ceia Natalina, algo que é muito valorizado por eles, pois este é o dia em que as mulheres aproveitam para cozinhar para sua família, algo que raramente acontece nas famílias americanas devido a corrida vida que levam.
Os americanos são conhecidos por gostarem de feriados, de fantasias e enfeites e essa época do ano já é de se imaginar que seja a mais esperada por eles. Escritórios e ruas são muito bem enfeitadas, com sinos, laços e muitas luzes. Pelas ruas das cidades podemos notar desde gigantes árvores de natal até grandes renas e papais noéis em seus trenós. E por falar em grandes trenós, algumas cidades ainda preparam um grande desfile de Natal, com carros enfeitados com muitas luzes, são como nossos carros alegóricos de carnaval, só que o tema lá é o Natal. Papais Noéis saem de trenós alegrando o público que entusiasmado assiste e incentiva o evento, músicas natalinas podem ser ouvidas por toda parte e até mesmo um show é feito com dançarinos e performances.

À noite quem passa em frente das casas tem o prazer de ver um grande show de decorações e luzes, cada casa com seu estilo e empenho. Ouve-se dizer que este tipo de cultura, por vezes acaba virando uma “disputa” entre vizinhos que todos os anos elaboram uma diferente e mais bela iluminação de natal para suas casas.

Em cidades dos EUA que nevam nesta época do ano, é possível encontrar bonecos de neve nos quintais com enfeites natalinos e até mesmo renas feitas de neve.

Mas os enfeites não param somente à frente de casas, no interior das casas também há muita decoração, a mesa da ceia por exemplo é revestida por uma toalha decorada especialmente para o natal, as louças usadas nessa época também são consideradas por eles especiais, e por vezes sempre têm um toque natalino também. O Peru, fator principal da ceia sempre é bem feito e decorado com frutas coloridas e acompanhado de uma variedade de comida.
Os americanos em si também possuem seus enfeites, roupas são enfeitadas, bordadas e preparadas durante o ano exclusivamente para o Natal. As salas das casas onde acontecem as trocas dos presentes, antes ou após a ceia também são cuidadosamente decoradas, pois é lá que a família se reunirá para entregarem seus presentes e fazerem seus discursos.

Uma curiosidade do Natal nos EUA é quanto à árvore de Natal. Se esse costume é feito no Brasil ele é raramente comentado, mas lá nos EUA existem as chamadas “christmas tree farms”, que traduzindo para o português descobrimos que lá existem “Fazendas de árvores de Natal”.


 Essas fazendas têm diversos pinheiros plantados e cortados em formado de árvores de Natal, então, as pessoas que preferem ter algo mais natural em casa, procuram essas fazendas e vão até elas com seus carros e caminhonetes e cortam, eles mesmos, o que mais lhe agradar, pagam por ela e levam para casa. Legal não?

Você conhece algum costume de Natal americano? Conte-nos!

Vanessa

Autor Vanessa Dias

10 comentário(s) para “Merry Christmas – Saiba como é o Natal americano

  1. Natal americano é uma ilusão, tô aqui no estado de Ohio e tá sendo uma porcaria. As comidas são horríveis porque eles não gostam de cozinhar, e fazem tudo mal feito. Não vejo a hora de voltar pro meu Brasil que tem felicidade e comida de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *